O suco verde é uma combinação de folhas, frutas, raízes e legumes extremamente importante para a saúde e repleta de substâncias fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Nesta artigo vamos falar sobre os benefícios do suco verde.
Geralmente, as pessoas têm o hábito de tomar suco verde ainda em jejum, pela manhã, como forma de desintoxicar o organismo, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico. Muitos médicos, no entanto, acrescentam que o suco pode ser ingerido a qualquer hora do dia e que não há prejuízos para a saúde.
Um único copo de suco verde pode conter vitaminas, cálcio, magnésio, ácido fólico, ferro, antioxidantes etc. Todos esses ingredientes são essenciais para a saúde dos ossos, para combater anemia, para prevenir processos inflamatórios, combater doenças e muito mais.
Formas de consumir o suco verde
A forma mais comum de preparar o suco verde é bater todos os ingredientes no liquidificador ou centrífuga com água e tomá-lo em seguida. Caso o suco fique muito grosso, é possível passá-lo na peneira para aprimorar sua consistência, mas isso não é 100% recomendado por especialistas.
Os ingredientes mais utilizados nas receitas de suco verde incluem folhas verde escura (couve, espinafre ou rúcula) e uma ou duas frutas (pode ser abacaxi, maçã, laranja). A receita pode também pode levar gengibre, pepino e até mesmo sementes, como linhaça, girassol e gergelim.
Quem preferir, pode substituir a água filtrada por água de coco ou chá verde, branco, de cavalinha ou cidreira. Juntos, esses ingredientes fazem muito bem ao nosso corpo e são altamente nutritivos.
Como já mencionamos, a ingestão do suco verde pode ser feita em jejum ou em qualquer horário do dia.
Vantagens e benefícios do suco verde
O suco verde é queridinho por muitas pessoas, atletas, artistas e não há restrições para o seu consumo. Ele pode ser consumido por crianças, gestantes, adolescentes e idosos sem nenhuma contraindicação.
Para aprimorar o sabor do suco, uma dica é variar o tipo de fruta utilizado e também as folhas verdes.
Vale destacar que este tipo de suco não faz milagres e nem é um tipo de tratamento da moda. Muito pelo contrário, ele é uma combinação de propriedades específicas e super benéficas para a melhora da saúde como um todo.
Seu consumo deve estar associado a hábitos de vida equilibrados e ao acompanhamento médico frequente. Isso porque, com acompanhamento de um especialista, é possível fazer exames específicos para avaliar as taxas do organismo e a necessidade de algum tipo de suplementação.
A ingestão do suco verde funcionará como uma aliada ao tratamento. A lista de benefícios mais comuns do suco verde são:
- Renovação do funcionamento fisiológico do aparelho digestivo.
- Aumento da vitalidade e a energia
- Melhora da circulação.
- Fortalecimento do sistema imunológico.
- Retarda processos de envelhecimento.
- Contribui para saúde da pele, unha e cabelos.
- Ajuda a desinchar.
- As fibras, vitaminas, minerais presentes no suco verde ajudam a desintoxicar o organismo.
- A clorofila, presente nas folhas verdes, ajuda a eliminar toxinas, melhorar o funcionamento do organismo e prevenir doenças.
- Aceleração do metabolismo.
- Alto poder de saciedade graças às fibras presentes no suco.
Se você nunca tomou suco verde, pode acrescentá-lo em sua rotina sem medo. Mesmo que você não possa tomar o suco diariamente, duas ou três vezes por semana já é um bom começo.
O que acontece com a falta do consumo dos nutrientes do suco verde?
Sabemos agora que o suco verde tem uma lista grandiosa de benefícios para o corpo. Entre os destaques desse tipo de receita estão a diminuição da retenção de líquidos, o auxílio no emagrecimento, ganho de energia e de propriedades desintoxicantes.
Nesse sentido, o suco verde acaba sendo muito consumido por quem quer emagrecer ou ter mais disposição durante o dia.
A falta dos nutrientes presentes no suco verde é muito prejudicial à saúde e pode resultar em inchaço, problemas intestinais, problemas de pele, má digestão, anemia, além do aparecimento de diversas enfermidades.
Por ter ação desintoxicante e ajudar a limpar o organismo de substâncias indesejadas, o suco verde é importante no combate ao ganho de peso entre homens e mulheres.
Seu consumo é indicado para quem se alimentou mal por muitos dias, abusando de frituras, bebidas alcoólicas, alimentos industrializados ricos em sódio, conservantes e gordura trans.
Se você quer ter uma vida mais saudável, vale a pena incluir o suco verde na alimentação e sentir a melhora em seu bem-estar. Lembre-se sempre de praticar exercícios e seguir uma dieta balanceada para conquistar resultados ainda melhores.
Resumidamente, o suco verde deve conter os seguintes ingredientes:
– A base: água filtrada, chás naturais ou água de coco natural (evite a industrializada).
– Dois tipos de frutas e vegetais
– Até dois tipos de folhas verde-escuras
– Opcional: ingredientes funcionais, como quinoa e linhaça
– Dica extra: a hortelã dá um gosto especial ao suco. Vale a pena acrescentar algumas folhas.
– Não acrescente açúcar ao suco.
– Lave bem as folhas e frutas antes de fazer o suco.
Diferencias dos ingredientes do suco verde
Maçã: ótima concentração de polifenóis e fotoquímicos, substâncias com propriedades antioxidantes.
Laranja: contém diversos minerais como, potássio, sódio, magnésio, cálcio, ferro, vitaminas do complexo B C e carotenoides, além de diversos antioxidantes e flavonoides.
Couve: contém vitaminas E, C, B1 e B2, selênio, cobre, manganês, zinco, além de compostos fenólicos e fibras.
Pepino: ótima concentração de minerais, como o cálcio, fósforo e ferro, vitaminas do complexo B e C, antioxidantes e compostos fenólicos.
Abacaxi: rica em vitamina C e antioxidantes, tem ação anti-inflamatória, auxilia na digestão e ajuda a prevenir doenças.
Espinafre: é uma folha rica em vitaminas A e C, que têm ação antioxidante, vitamina K e vitaminas do complexo B.
Gengibre: atua como antioxidante e anti-inflamatório, auxiliando no metabolismo e na perda de peso.